Em uma época de transformação constante, não reservar um tempo para aprender é se fadar ao fracasso. Líderes necessitam aprender constantemente para impulsionar o processo de aprendizagem nas organizações. Mas de fato, como fazer isso na rotina gritante de resolução de problemas e decisões urgentes?

Imagine a seguinte situação. Você esta nessa organização há muito tempo, dedicando tempo e esforço de sua vida e rotina para entregar o que pedem. Um dia, um novo gestor chega em sua empresa, cheio de ideias e ações que você sempre pensou em fazer, mas não colocou em prática pela rotina atarefada. Este gestor se torna um diferencial, visto pelo seus diretores, como alguém que faz a diferença. E você, depois de anos dedicados e árduos, não parece ser tão importante nesse momento.

Sabe qual a diferença entre vocês? Ele dedicou algumas horas para ele! Para aprender algo novo, fazer um curso diferente ou ainda, sair por ai em umas férias de 30 dias de moto pela América do Sul. E você? Ficou no escritório…executando dia e noite! Sem aprender, sem parar, sem desconectar. Nesta busca incansável por dar resultados de forma autônoma, somos consumidos pelo ostracismo funcional.

Você está interessado em ir a um curso sobre inovação de 1 mês no exterior ou fazer uma imersão rumo ao autodesenvolvimento? Ou ainda, reservar uma tarde da semana para pensar em conteúdos ou ações para motivar seu time. Então…permita-se!

A proposta deste artigo é te ajudar! Pegue um papel e uma caneta! Anote e permita-se. Escrever ativa sua mente e impulsiona para a ação. Nada de olhar para o lado agora e dizer “daqui a pouco eu faço isso”.

Passo 1: Anote o que você quer aprender ou vivenciar e como você cresceria com a experiência que você identificou.

Passo 2: Pesquise lugares, treinamentos, e viagens que irão proporcionar esta experiência para você. Permita-se sentir o gosto de começar.

Passo 3: Defina 3 datas para executar. Assim, se tiver uma negativa na primeira, você ainda terá 2 outras opções ao conversar com seu gestor, parceiro ou agenda existente. Permita-se decidir logo.

Passo 4: Agora é hora de planejar sua experiência. Faça seu esquema PTDL (pessoas, tempo, dinheiro e lugar). Com isso em mãos, permita-se ir!

Passo 5: Simplesmente, vá! Sinta, vivencie e volte diferente!

Ao voltar, conecte-se as suas metas ou resultados ao que a empresa precisa. Você estará diferente, com o mesmo gás daquele gestor que acabou de chegar. Sabe porque? Você acabou de perceber que o seu melhor recurso, é você mesmo!

Permita-se!