Nesta ultima semana dois acontecimentos me fizeram refletir…O primeiro acontecimento: apresentei uma palestra sobre Transformação Digital e RH. No inicio da palestra aplico uma dinâmica em que peço para os participantes fazerem um furo em uma folha de papel A4 que seja possível passar o corpo todo de cima a baixo e que mantenha as extremidades do circulo intactas, ou seja, sem rasgar, não vale colar, nem dobrar.

Diante desta tarefa, em uma sala com quase 250 gestores, observo atentamente as reações. Enquanto alguns olham para o lado, tentam e cessam na primeira tentativa, outros usam estratégias dentro da estrutura do papel, incansáveis para tentar provar a si mesmo que eram capazes de cumprir a tarefa. Analiso ainda, poucos participantes que são tomados não pela vontade de resolver a questão, mas sim, de aprender algo diferente. Observo que cada um possui um mindset claro!

Outro fato, após a palestra, um senhor veio até mim…meio tímido e até constrangido…Me falou “ Falam tanto de Midset…eu até hoje não entendi o que é”

Na volta da viagem procurei entre meus arquivos pessoais o livro Mindset de Carol S. Dweck. O livro fala de mindset fixo e midset de crescimento. Então…aqui estou eu! Escrevendo para aquele senhor que me fez pensar que nós temos que falar para todos, de todas as formas e da maneira mais simples possível. Assim teremos a mudança que queremos!

Afinal o que é MINDSET? Mindset tem uma diversidade de traduções. No geral está ligado a padrões mentais relacionados às atitudes e comportamentos. A Psicologia aponta como um conjunto de pensamentos que governam outros pensamentos ou a interpretação de estímulos e situações externas.

Segundo Dweck, mindset é um conjunto de crenças. E estas crenças direcionam nossa vida!

O que de fato acontece, é que a ideia das pessoas sobre como deve ser sua vida, seus esforços e riscos nascem dos seus mindsets mais básicos. Não se trata apenas, da forma como as pessoas perceberam o desafio que inicie na palestra (que comentei no inicio), mas sim, de como suas mentes trabalham quando são desafiadas a correrem riscos e a fazerem esforços. Este cenário aponta que a opinião que você adota de você mesmo e do mundo afeta, significativamente, a forma como você leva a vida e interage com o mundo.

Nossos padrões e crenças (MINDSET), por mais simples que possam ser, causam profundos efeitos. Nosso Midset é o que nos torna otimistas ou pessimistas, moldando nossa atitude e é o fator final que determina nosso sucesso ou fracasso.

Acredita-se em dois padrões norteadores de MINDSET – Fixo e de Crescimento. Basicamente, um MINDSET FIXO, implica que acreditamos que nossos atributos e habilidades são inerentemente fixos e imutáveis. E, um MINDSET DE CRESCIMENTO sugere que acreditamos que nossos talentos e habilidades podem ser testados, melhorados e desenvolvidos.

MINDSET FIXO :Na realidade, muito do que pensamos sobre nossa personalidade, impulso ou retrocessos, na verdade, cresce fora de nossa mente. Pessoas com MINSET FIXO, o objetivo é alcançar a validação e constantemente tentar provar algo a si mesma. Trata-se de pessoas sensíveis ao erro e as frustações. Então, o fracasso lhe traz medo, dúvidas, humilha seu caráter e destrói sua confiança. Como resultado, a pessoa com MINDSET FIXO sempre se sente ansiosa e vulnerável a contratempos ou críticas.

MINDSET DE CRESCIMENTO: Do outro lado, O MINDSET DE CRESCIMENTO parece está mais ligado à experiência, ao domínio e a competência. A pessoa acredita que qualidades pessoais diferenciadas podem ser aprendidas, desenvolvidas ou cultivadas. Então, ela vê o fracasso apenas como resposta ao processo de aprendizagem da sua vida (isso é muito legal!), ou seja, feedback sobre seu desempenho, e não como um julgamento de sua personalidade, potencial ou valor.

Portanto, uma pessoa com MINDSET DE CRESCIMENTO sente-se ansiosa para aprender a melhorar seu desempenho e gosta de explorar, experimentar e se arriscar. Ela não é sensível a críticas e contratempos, ela escuta-os e segue o caminho…caminho de evolução e não de reclusão!